Eu e a rotina…

Neste meu processo, tenho que ter respeito e regra na alimentação e respeitar uma rotina que engloba o exercício físico…rotina essa que perdi neste ultimo ano e que teimo em retomar…

Gostaria de dizer que está a ser fácil voltar à rotina do treino físico ou até que estou a conseguir realmente e efectivamente realizar todos os treinos que devo…a verdade é que não tenho conseguido…

Eu gosto é de correr e com o aumento de peso, não consigo….poderia correr um bocadinho e já corri mas não consigo correr como gosto…e como é? correr como eu gosto é mesmo num ritmo baixo, eu nunca fui rápida…corro e corro, e quando dou por ela já corri 1h ou já corri uns bons quilómetros, sem me dar conta, sem sentir…e algures no cansaço físico tenho também uma sensação de pleno bem-estar…..

Como ainda não consigo correr…caminho e então é complicado, mesmo com um ritmo elevado, dá para ver, dá para observar e eu não quero observar porque ao fazer isso, e com o bom tempo, vejo os casais, vejo os homens ou mulheres com os filhos ou até netos…vejo gente realizada, pelo menos aparentemente….claro que me podem dizer que não isso que define uma realização…mas se tivermos em atenção que o ser humano é um ser social, criar uma família nossa é uma realização…não quero com isso dizer que não tenho uma família minha…tenho mas não a criei, essa é a diferença…..

Então em que fico? quero e gosto de correr mas ainda não consigo, posso caminhar mas não me dá prazer….posso ir ao ginásio, poder até posso mas nunca curti treinar dentro de quarto paredes..daí os meus treinos serem normalmente na natureza…por isso o ir ao ginásio andava a ser uma tortura, além de sentir que não rendia, custava-me imenso ir lá fazer o meu treino funcional…por isso tomei a decisão de deixar o ginásio…dizem vocês, agora é que pirou de vez….nada disso…tenho tudo planeado…eu que sou a rapariga das listas…fiz com as razões para ficar e as razões para sair…e ganhou claramente o sair….

E então como fica a rotina?

Fica com corrida e caminhada, até regressar a C. que me treinava e que vem em Julho da Austrália….

E como podes correr?….não posso nem consigo correr como corria…tive que regressar ao inicio, custou-me imenso…mais que muitas mais coisas que já tive que fazer….regressar ao ínicio é correr por períodos, recuperar e voltar a correr…é definir que vou correr 2km e depois andar outro e assim sucessivamente…não dá tanto gosto, as endorfinas que produzo ainda não dão para o gasto mas aos poucos chego lá….

Por isso e se estão na mesma situação ou se conhecem alguém que gostaria de começar a correr…aqui vai o meu treino base, que podem ir ajustando…aumentando o tempo de corrida, diminuindo o tempo de recuperação ou aumentando o ritmo…mas não devem ter em atenção que não devem alterar todos os parâmetros de uma vez, por exemplo se aumentarem o tempo de corrida, não devem mexer no tempo de recuperação, se tiverem que aumentar é sinal que ainda não estão aptos para o referido aumento do tempo de corrida…entendem? sei que parece complicado mas depois, se tentarem vão certamente recordar este pequeno aviso….

Treino base….

10 minutos de caminhada rápida

10 x (1 minuto a correr e 1 minuto a caminhar rápido)

5 minutos de caminhada rápida

5 minutos de caminhada mais lenta para descomprimir

E então como sei que o modo como estou a caminhar rápido é o que deve ser? Fácil….o ritmo de caminhada rápida deve ser igual ao ritmo que temos quando estamos atrasados para apanhar um autocarro que não podemos perder….mas como somos lady não vamos correr e ficar todas vermelhas e descabeladas….não….vamos andar rápido…é esse o ritmo….;)

Ao contrário que muito gente pensa, nem toda a gente que corre é para perder peso ou para manutenção da forma física…também serve para os estados de alma, como costumo dizer….muita gente que conheci enquanto corria, começou a correr numa altura da vida deles ou delas, em que não eram propriamente felizes ou estavam bem na vida….

Um exemplo que dou muitas vezes, uma amiga minha teve trigémeos….sim…três…sim…todos ao mesmo tempo….dois rapazes e uma rapariga…. E ela diz muitas vezes comecei a correr de forma programada porque a vontade que tinha era correr dali para fora, como não podia abandonar os filhos, quando chegava o marido ou algum familiar ou amigo, ia correr…no inicio só andava mas depois a A. começou a correr….e vinha com as baterias carregadas, vinha com outro ânimo….agora os filhos já são adolescentes e quando ela está mais “chata” (classificação filhos adolescentes, por exemplo, quando ela diz que quer as camas deles feitas)…eles dizem mãe…estás a precisar de ir correr e a A. reconhece que muitas vezes está….por isso porque não experimentam? depois digam alguma coisa….

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s